MENU

Mestre Álvaro: Fauna-Flora-Fermata

  
 
 
 
 

 



Hilquias Scardua


MESTRE ÁLVARO - FAUNA, FLORA E FERMATA 

Deixar que a natureza, seu entorno, sua paisagem, ganhem forças na imaginação faz parte da vida normal de todas as crianças. Deixar que isto tornem experiências para o todo sempre são qualidades para quem já desponta “artista”. Este mundo latente desperta em lendas, estórias, ”causos” pessoais narrados em um espaço-tempo próprio.
É neste intervalo que Hilquias nos convida permanecer, chamando-o de Fermata, termo que da música pode ser um sinal que indica a liberdade do músico/artista em estender a nota pelo tempo que achar necessário. Um espaço para flutuações, como assim prefere chamar, já que nesta série, em aquarelado, a fluidez musical dos fundos faz com que as imagens principais flutuem, em um ritmo marcado por sutil estampas que também dão significados à obra.

A fauna e a flora do “Gigante Verde” Mestre Álvaro, que marcaram a infância e adolescência do artista, aparecem nesta série não como um estudo botânico, na qualidade que o mesmo já apresentou em outras mostras. São reminiscências deste paraíso, em carácter mitológico envoltos na atmosfera criativa. São paisagens que evidenciam delícias, sabores, aventuras, cores e mistérios. Criação de um espaço próprio, paraíso confirmado pela figura de Oroborus como a garantir a permanente “Re-criação”, a continuidade da vida.

Apresentadas de forma simples, como a ilustrar um livro de estórias infantis, Hilquias aproxima seu universo das linguagens que o marcam, como os cartoons, desenhos animados e estampas. Neste contexto, imagens reais convivem com o imaginário, em um surrealismo aproximador, possível pela “Fermata”, ou, o tempo em que nós nos permitimos “flutuar” ante cada obra. Sua arte dialoga com suas referências contemporâneas, na atitude Pop e a comunicação direta, objetiva, encantadora e colorida da Publicidade.

Hilquias é um jovem artista, multimídia, compromissado com apuros formais que deem qualidade às suas obras, variando suportes e buscando materiais que reforçam suas criações. Nesta série, todas têm o mesmo tratamento pictórico e texturas, evidenciadas por um fundo aquarelado com marcas de estampas, carimbos, em repetições fluidas, fazendo com que tudo seja uma imagem única da paisagem de um lugar, do Gigante Verde, o Mestre Álvaro.


Celso Adolfo
Artista Plástico/Curador independente

Atalho do Facebook

Hilquias Scardua Sine scientia ars nihil est. (...): Encontre-me no Facebook